sexta-feira, 11 de maio de 2012

ATÉ ONDE VOCÊ IRIA PARA SALVAR SEU FILHO?


O filme foi dirigido por Nick Cassavetes no ano de 2001 e conta a história de um trabalhador, pai de família que é obrigado a cometer um ato ilegal e, ao mesmo tempo corajoso, para tentar salvar a vida do seu filho, Michael (Daniel E. Smith), o qual se encontra com uma doença cardíaca e necessita com urgência de um transplante de coração.
Nesse momento difícil de suas vidas, John Q. Archibald (Denzel Washington), pai de Michael e sua esposa Denise (Kimberly Elise), descobrem que o plano de saúde não cobre os procedimentos cirúrgicos e que eles não têm condições financeiras para arcar com os custos. Sendo assim, em uma tentativa desesperadora de chamar a atenção das autoridades e de comover os médicos, os quais estavam irredutíveis a fazer a cirurgia sem que houvesse um pagamento antecipado, John Q. faz os médicos, enfermeiros e pacientes de refém, dentro do próprio hospital e tenta juntamente com a polícia e órgãos do governo chegar a uma solução o mais rápido possível, pois o seu filho conta com seus últimos dias de vida.
O filme mostra que diante uma situação desesperadora, como esta, até o mais honesto dos homens, trabalhador, direito, feliz e fiel a sua esposa é capaz de cometer um ato ilegal na tentativa de salvar a vida de uma pessoa que ele ama, o seu filho. Este ato, ao mesmo tempo que vai contra as leis que rege a sociedade é um ato corajoso, pois ele arrisca sua própria vida, a qual fica na mira de atiradores de elite, para tentar ser visto e compreendido por todos, principalmente pelos órgãos governamentais para ajudá-lo financeiramente e tirar o seu filho daquela situação.
Mostrando o outro lado da história, vem o interesse financeiro da direção do hospital, que pede um preço abusivo para a realização do transplante de coração sem se comover, nem um pouco, com o estado de saúde da criança, a qual se encontrava nos seus últimos dias de vida, e sem chegar a um acordo, com os pais, de um pagamento mais em conta, já que a situação financeira dos pais estava num estado crítico. Inclusive, o filme foca bastante a falta de ética profissional do médico, onde ao se formar faz um juramento, que preconiza principalmente o ato de salvar vidas e o amor pela profissão, sendo que a realidade é outra, o cirurgião quer apenas o dinheiro da cirurgia e sem o pagamento antecipado de uma porcentagem ele se recusa a fazê-la.
Outro ponto que o filme mostra é em relação a fila de espera para transplantes de órgãos, onde o hospital pede uma porcentagem sobre o valor do procedimento para colocar o nome do Michael como um dos primeiros da fila, sendo este, um ato muito antiético e altamente capitalista, onde a saúde, o humanismo está sendo colocado em último plano, o que deixa o pais de Michael mais ainda revoltados.
Apesar de todos os acontecimentos, John Q. conseguiu o transplante de seu filho, o qual sobreviveu e ficou bem, porém, foi preso respondendo, apenas, por sequestro sendo livre das outras duas acusações.

Por: Felipe Caires, Joana Maria, Danielle Carvalho, Lidiane Sotero, Tamires Reis, Micaela Bastos, Joiceângela Nascimento, Sula Pimenta e Ana Clara Tamburi.