sábado, 13 de outubro de 2012

Aprofundamento do pensamento quanto ao estudo da ética


No decorrer da disciplina Ética profissional, e a partir dos conhecimentos que foram sendo concatenados em sala, alguns conceitos e visões acerca dos aspectos que envolvem a ética foram sendo modificados e reconstruídos. Primeiramente é importante abordar o que para nós é a ética. Ao longo de discussões percebe-se que a ética além de ser um conjunto de valores, é também ações determinadas por um grupo social. A ética é toda uma consequência de ações humanas e, portanto, acaba por intermediar as relações entre os indivíduos na sociedade.
Ser justo ou coerente é algo que varia bastante de uma pessoa para outra, dependendo da moral que cerca cada indivíduo e cada grupo social. Diante disso, verifica-se que há certa subjetividade quanto ao conceito da moral, diferentemente do conceito de ética.
A ética enquanto finalidade vem para nortear nossos pensamentos e práticas, contribuindo para torná-las mais criticas e coerentes como que é preconizado no âmbito social, profissional e econômico. Sendo assim, neste contexto de discussão acerca da ética outra questão é ressaltada. Por que ser ético? A partir desse questionamento concluímos que o homem enquanto um ser social e que estar em constante relação precisa usar da ética para que suas ações sejam pautadas na integridade, no respeito aos valores do próximo, não os infringindo.
No que se refere à fundamentação, isto é, para quem a ética está pautada pode-se dizer que esta é fundamentada nos indivíduos e suas relações interpessoais. Mas, para que as pessoas possam compreender e se apropriar da ética são necessários conhecimentos de diversas ciências tais como a antropologia, a sociologia e a filosofia. As representações sociais também são importantes ferramentas que usamos como base, bem como as práticas profissionais.
 Com relação aos recursos que dispomos para que a ética seja de fato posta em prática, uma serie deles se fazem necessários. Dentre esses podem-se citar as instâncias criadas pela própria sociedade que propõe a existência de legislações, códigos de diversas profissões e áreas do conhecimento,  além dos nossos valores morais e das nossas vivencias, que apesar de não estarem definidas em leis também contribuem para o exercício da ética.
Diante de tudo que fora exposto anteriormente pode-se concluir que a ética é algo socialmente construído ao longo dos anos. Ela é fonte de considerações sociais dos indivíduos, da razão, da moral, e, portanto, é algo muito mais amplo e complexo não podendo ser visto apenas como um conjunto de que leis que definem as práticas das pessoas.
Por: Daniele Lima, Juliana Paim, Lília Campos,Maurício Freitas, Mércia Castro e Tamires Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário