domingo, 7 de outubro de 2012

FONOAUDIOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL


A  Fonoaudiologia é a área da saúde que atende o ser humano nos problemas relativos à comunicação como um todo, considerando-se que a comunicação influencia na qualidade de vida do paciente. A profissão envolve pesquisas que visam o avanço científico além do atendimento direto aos pacientes, e justamente por envolver diretamente seres humanos apresenta muitas áreas de interesse bioético. O fonoaudiólogo recebe em sua formação acadêmica conhecimentos globais acerca dos aspectos culturais, emocionais, físicos, ambientais com o intuito de conceber um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo.
Os princípios gerais da ética na Fonoaudiologia dispõem que as atividades realizadas por esses profissionais devem visar benfeitorias ao ser humano e a coletividade, mantendo uma conduta sem qualquer tipo de discriminação. O fonoaudiólogo deve buscar atualizações constantes para melhor atender o paciente e contribuir para o avanço científico da classe.
Os direitos e deveres do fonoaudiólogo são regulamentados por seu Código de Ética. Infrações aos princípios desse Código podem resultar em punições que variam de acordo com sua gravidade.
O fonoaudiólogo tem o direito de exercer suas atividades profissionais sem ser discriminado, com autonomia e liberdade de convicção. As atribuições incluem: avaliação, solicitação, elaboração e realização de exame, diagnóstico, tratamento, pesquisa, consultoria, orientação, administração e demais exercícios relacionados.  Também é um direito do fonoaudiólogo a realização de estudos e pesquisas, a liberdade de opinião e manifestação, além da possibilidade de consultar o Conselho da profissão se necessitar de esclarecimentos em relação ao Código de Ética.
Juntamente com os direitos vêm os deveres: cumprir o Código de Ética, exercer a atividade utilizando os melhores recursos para o bem-estar do cliente e da coletividade, recusar-se a exercer a profissão em condições não dignas, insalubres e inseguras, assumir responsabilidade pelos atos praticados, manter a privacidade do cliente, utilizar seu nome e número de registro no Conselho Regional no qual estiver inscrito, em qualquer procedimento fonoaudiológico, acompanhado de rubrica ou assinatura, colaborar, sempre que possível, em campanhas que visem o bem-estar da coletividade e tratar com urbanidade e respeito os representantes dos órgãos representativos de classe, facilitando o desempenho de suas funções.
A vida em sociedade pressupõe a existência de direitos e deveres e isso se expande para todas as esferas, inclusive a atuação profissional. Para além dos códigos e normas é de suma importância a consciência do profissional, sempre pensando no bem-estar do seu paciente, na sua melhora e promoção de saúde.

Por: Adrielle Miranda, Ana Paula Estrela, Andrea Vieira, Bruna Lorena, Jessica Karine, Larissa Oliveira, Maiana Ribeiro, Tassia Camila.

Um comentário: