domingo, 7 de outubro de 2012

ÉTICA NA POLÍTICA



                                                            


                                               A POLÍTICA E A ÉTICA!

Ao ler jornais, ver TV ou discutir com amigos, a impressão que se tem, cada vez mais clara, é a de que ética e política não caminham na mesma direção em nosso país. Corrupção e desonestidade fazem parte da rotina do cenário político nacional e tornam ainda mais frágeis as instituições públicas, fazendo do cidadão brasileiro também uma vítima de tal descrédito.

Outro problema grave é o nível de escolaridade e instrução que temos. Num país com um grau tão baixo de educação, a compreensão de nossa cidadania é sempre precária também. Sem consciência educacional nos tornamos fracos em consciência política.

Isso converge para nossas deficiências morais. Uma sociedade socialmente justa e com bons níveis educacionais tem mais chance de fortalecer os princípios morais que a norteiam. É a partir disso que nos tornamos eticamente responsáveis e a ética é o que nos ampara, que nos guia. O caráter do indivíduo, sua consciência e atitude frente aos desafios diários é o objeto do estudo da ética e seu combustível, de certa forma, já que a ética não é imutável, varia com o tempo, as sociedade. O que não muda é a direção eticamente correta: a favor do que é certo, do que é justo e bom.

E isso tem faltado à política nacional. Políticos, independente de partidos ou ideologias, têm usado a máquina pública ao seu bel prazer. Inverte-se a lógica do bem público: não é um (político) a servir para muitos (cidadãos), mas a energia e/ou recursos gerados por muitos a serviço de apenas um (o corrupto).

A política é o exercício de compartir, de mensurar ideias, propostas. Daí ser tão importante o comprometimento ético para nortear as decisões diárias que os políticos tomam e que atingem o povo a cada momento, por anos e anos. Fazer política não pode ser confundida com fazer politicagem, a arena de mesquinharias e barganhas que muitos dos nossos políticos fazem.

Tal qual fazer política deve ter esse comprometimento, exercer a cidadania também é o exercício diário de ser ético responsável. É a mesma ética, portanto, que norteia políticos e eleitores porque é uma mesma ética que deve atingir a todos, indistintamente. Se não temos o comprometimento com uma moral que se realiza a cada dia, como podemos cobrar de nossos governantes a mesma atuação? Ética é para todos, portanto, e cabe a todos prezar por ela também.

Por: Felipe Caires, Joana Maria, Danielle Carvalho, Lidiane Sotero, Tamires Reis, Micaela Bastos, Joiceângela Nascimento, Sula Pimenta e Ana Clara Tamburi.





Nenhum comentário:

Postar um comentário