segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ÉTICA E MEIO AMBIENTE!


A reflexão sobre a ética ambiental trás à tona questões sobre o paradigma tradicional, em que a natureza é pensada como algo destituído de valor intrínseco e sendo manipulada para atender os interesses da espécie humana. Diante disso, esse assunto pode ajudá-lo a repensar sua relação com a natureza. De forma geral, muitos de nós temos alguma noção dos problemas ambientais e das repercussões que os mesmos podem vir a influenciar nossas vidas e a dos nossos descendentes de forma negativa.  A conscientização sobre a necessidade de preservação e defesa do ambiente para as gerações é incontestável.
                No entanto, atualmente, percebe-se que a preocupação com as questões ambientais como, por exemplo, a transposição do rio São Francisco, poluição do ar e da água, problemas de saneamento básico, contaminação do solo, descartes irregular de resíduos, uso demasiado de energia e água, uso das ruas como mictório, entre outros, trazem sérios problemas de higiene e deterioração do patrimônio público.
                 A ética ambiental é um assunto extremamente necessário se quisermos que os nossos filhos e netos, ou as gerações futuras tenham condições de viver neste planeta, pois esta ensina-nos que o desenvolvimento deve respeitar o ambiente para ser chamado de desenvolvimento sustentável, uma vez que não se pode fomentar o desenvolvimento sem levar em conta o respeito pelo meio ambiente.
                Chegamos ao século 21, e agora? Existe qualidade de vida? E a ética ambienta?
O que preocupa agora é como manteremos a ética do futuro, como se
pensar nos problemas atuais para que eles não existam no futuro, e como essa ética pode ser assimilada de modo a conduzir uma nova direção cultural e principalmente política, mas onde está a iniciativa de dar o primeiro passo? A política deveria voltar mais seus olhos para as ações já existentes de preservação do meio ambiente, a fim de melhora-las ainda mais e aumentar sua efetividade.
                Estamos enfrentando o colapso do meio ambiente, devemos lutar pela sua proteção e por uma divisão mais equitativa dos recursos do planeta. O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo, devemos pensar que tudo o que plantamos hoje, colhemos amanhã. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento, então devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo.
                Hoje em dia muitas pessoas só assistem sentadas em seus sofás as situações globais e não pensam ou não fazem nada. Devemos desde já pensar no que podemos fazer para melhorar de alguma forma essas situações, nem que sejam atitudes mínimas, mas que seja de pouquinho em pouquinho que se transforme em um montante de realizações com bons frutos e assim poder  construir um planeta melhor e mais sustentável. 

Grupo: Amanda Chagas, Ana Verena, Bárbara Botelho, Caroline Costa, Jaqueline Lobo, Laiana Reis, Monique Fraga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário