segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Ética e Fonoaudiologia

            A ética existe para que possamos refletir sobre o nosso ser e pensar além de conhecermos as relações entre os seres humanos. O estudo da ética, segundo Aristóteles, deve enfatizar o preparo do individuo para que ele possa viver em sociedade.
            Todas as profissões têm seu próprio Código de Ética, trazendo benefícios para quem pratica e a quem recebe preservando condutas condizentes com os princípios éticos específicos. As leis de cada profissão são elaboradas com o intuito de proteger os profissionais da categoria como um todo e os indivíduos que dependem desse profissional, assim, a ética profissional é um conjunto de normas de condutas que regem a prática de qualquer profissão, partindo do pressuposto de que a competência e a ética profissional estabelecem uma relação de autodeterminação.
            A Fonoaudiologia, profissão e especialidade da área da saúde, envolvida não só em questões cientificas, mas também nos aspectos referentes ao atendimento de pacientes, bem como no que se refere à realização de pesquisas, deve resguardar os direitos das pessoas frente à proteção a riscos, aos desconfortos, à privacidade e a abusos de qualquer espécie, por isso a interação da ética com a Fonoaudiologia é extremamente fértil.
Partindo do ponto de que a qualificação técnica e teórica é insuficiente se não for fundamentada em conceitos éticos, a ética aparece como uma dimensão importante na formação de fonoaudiólogos, bem como a inserção dessa disciplina na grade curricular da graduação de Fonoaudiologia.
            Consideramos que o enfrentamento, na formação profissional, das questões éticas é uma das condições para a compreensão das dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam os conhecimentos teóricos e práticos da área.
Grupo: Amanda Chagas, Monique Fraga, Jaqueline Lobo, Caroline Costa, Ana Verena, Bárbara Botelho, Laiana Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário