segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Filme Invictus



Quatro anos após sair da prisão, Nelson Mandela se elegeu o primeiro presidente negro da África do Sul, um país onde, por décadas, a maioria negra não tinha quaisquer direitos políticos, sociais e econômicos. A nação encontrava-se dividida entre negros e brancos, onde de um lado havia a vontade de ocupar seu espaço e conquistar o que é de direito de cada cidadão, e do outro, o medo e desconfiança de sofrer um atentado por vingança devido aos anos de opressão e pensamentos de boicotar o novo governo.
Mostrando sabedoria política exemplar, Mandela sabe que terá de satisfazer aos dois lados e conquistá-los. A oportunidade para isso apareceu com a Copa Mundial de Rúgbi que seria sediada pela África do Sul. Um esporte considerado branco por excelência, o rugby era desprezado pela maioria negra. Para piorar, a seleção nacional não apresentava um desempenho satisfatório.
Tentando reverter a situação, Mandela chama o capitão do time Pienaar para ajudá-lo na empreitada e para isso, ele tem que levar o time à final da Copa do Mundo de Rugby. Transformar o time perdedor em campeão e fazer com que brancos e negros se unam em prol da comemoração do título.
O filme mostra o poder transformador do esporte e que o orgulho do time uniria uma nação em prol de um ideal para chegar ao perdão e ao convívio pacífico entre brancos e negros num país onde reinava o racismo.
Mandela demonstrou a força dos princípios, foi sensato acima de suas emoções, foi constante em seus posicionamentos e agiu conforme o que considerou justo e verdadeiro. Mesmo quando alguns consideraram simplesmente ridículo que o presidente se ocupasse de um assunto esportivo num momento em que o país se debate com um dramático déficit de investimentos, além da precariedade da infraestrutura, dos transportes, da saúde e da educação.

Grupo: Aline Fischmann, Iris Vinagre, Luciane Lobo, Luma Cordeiro, Mariana Silva,  Tácia Mattos, Taia Fernandes, Tanielly Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário