sábado, 13 de outubro de 2012

Fonoaudiologia e Ética


 
O que seria da Fonoaudiologia sem a ética? Este é um questionamento bastante válido, pois nos leva a refletir sobre a nossa prática enquanto profissionais da saúde.
Para entendermos a importância da ética na nossa formação e atuação é necessário pensar criticamente sobre o significado dela. Será que ela é a soma de direitos e deveres que estabelecem a norma de conduta do profissional no desempenho de suas atividades?
Não! A ética, no contexto da saúde, deve ir além do código de ética que dita normas das condutas profissionais, deve ir além da crença de que a ética serve somente para estabelecer o que é permitido e o que não é. Devemos sempre lembrar que a ética permeia uma relação humana entre os profissionais da saúde e a coletividade humana.
É pensando nessa coletividade humana que devemos nos formar e atuar! Então não devemos ser somente profissionalmente éticos, devemos ser socialmente éticos, sempre percebendo os indivíduos e suas singularidades e subjetividades para respeitá-las e não subjulgar tais peculiaridades.
Compreender essas singularidades nos faz promover saúde, qualidade de vida, faz com que façamos jus ao juramento proclamado na solenidade de formatura, isso é fazer a ética acontecer!

Por: Daniele Lima, Juliana Paim, Lília Campos, Maurício Freitas, Mércia Castro e Tamires Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário